Pular para o conteúdo principal

Dica rápida: configurando o PHP com PostgreSQL e MySQL no Ubuntu


Como a maioria dos desenvolvedores PHP utilizam o MySQL ou PostgreSQL vou escrever um breve passo-a-passo para configurar parte do ambiente de desenvolvimento no Ubuntu (neste guia estou utilizando a versão 10).


PostgreSQL

Para desenvolvedores que utilizam o PostgreSQL, após instalar e configurar corretamente o Apache, PHP, será preciso instalar o módulo de comunicação do PHP com o Postgres (neste guia utilizei a versão 5 do PHP e o Postgres 8.4), para instalar automaticamente o módulo abra o terminal e digite o comando apt-get:

apt-get install php5-pgsql


MySQL

No MySQL basta alterar:

apt-get install php5-mysql
Boa sorte, abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilizando o padrão de referências da ABNT no Word

Uma importante funcionalidade do Microsoft Word é o seu Gerenciador de Fontes Bibliográficas . Para aqueles que estão escrevendo algum trabalho acadêmico ou científico, é possível cadastrar todas as referências do trabalho e no final gerar a listagem já enumerada dos documentos que foram consultados na pesquisa. Essa postagem traz os arquivos necessários e as instruções para facilitar essa etapa da elaboração.

Como resetar completamente uma instalação do Apache no Ubuntu

Quando eu estava experimentando o módulo python do Apache (mod_python), eu 'de alguma maneira' estraguei minha instalação do Apache. Os arquivos de configuração ficaram em um estado estranho, então eu excluí a pasta /etc/apache2, removi o Apache (através do dpkg) e o reinstalei. Mas o resultado não foi como esperado, a pasta /etc/apache2 não foi recriada na instalação.

Mininet: Uma Rede Virtual Instantânea no Seu PC

Baseado no texto de introdução presente no site oficial do Mininet ( www.mininet.org ) apresento esta ferramenta que possibilita a desenvolvedores e pesquisadores a criação de uma rede virtual realista, executando um kernel real, switch e código de aplicação, em uma única máquina (VM, cloud ou nativa), em segundos, com comandos simples. A rede virtual criada pelo Mininet é escalável, uma rede definida por software  em um único PC utilizando processos do Linux. Isso possibilita um meio inteligente de realizar testes e simulações de uma rede antes de implementá-la em meio físico, caso esse seja o objetivo.