Pular para o conteúdo principal

Cursos e mais cursos, será que vale a pena?

Sou suspeito para falar, sempre fui auto-didata (mesmo agora na faculdade), e não faz muito tempo estava pelos corredores do IF-AL (não tá sabendo? clique aqui) e vi um cartaz do Senac (ótima escola profissionalizante por sinal):

"Curso CMS Joomla: R$ 250."


Quase não acreditei no valor (espero que estejam achando caro assim como eu), só para servir de exemplo eu comecei a utilizar o Joomla no desenvolvimento do novo portal do IF-AL (não tá sabendo? clique aqui) faz mais ou menos um mês, e posso dizer sem sombra de dúvidas: você não precisa de um curso para aprender, não vou defender um CMS ou outro, cada um tem suas vantagens e desvantagens, e eu mesmo nunca precisei de um para desenvolver sites para meus clientes, pelo menos até pouco tempo atrás, mas com uma noção mínima de HTML e CSS e procurando entender PHP, o resto para aprender o CMS em questão é, como se diz por aqui: "sair mexendo".

Não quero dizer que não valha a pena fazer um curso desse tipo, até porque não tenho informações quanto ao conteúdo a ser mostrado aos alunos, mas com o pouco de experiência que tenho posso dizer que: caso o "webdeveloper" só faça uso de CMSs e depois crie a tendência de sempre ficar procurando um template bonitinho para colocar no site do cliente, resultará numa coisa meio que óbvia: coitado do cliente.

É só ter em mente que, mesmo que se faça uso de um template daqueles do tipo "mais baixado", sempre, SEMPRE o cliente vai querer modificar alguma coisa, e então o bom e velho CSS+HTML entra em ação.

"Ter ferramentas para acelerar a produtividade é importante, mas isso não significa que você não precisa saber sobre determinadas coisas só porque já estão prontas" - James Gosling, criador da linguagem JAVA sobre as facilidades da mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilizando o padrão de referências da ABNT no Word

Uma importante funcionalidade do Microsoft Word é o seu Gerenciador de Fontes Bibliográficas. Para aqueles que estão escrevendo algum trabalho acadêmico ou científico, é possível cadastrar todas as referências do trabalho e no final gerar a listagem já enumerada dos documentos que foram consultados na pesquisa. Essa postagem traz os arquivos necessários e as instruções para facilitar essa etapa da elaboração.

Como resetar completamente uma instalação do Apache no Ubuntu

Quando eu estava experimentando o módulo python do Apache (mod_python), eu 'de alguma maneira' estraguei minha instalação do Apache. Os arquivos de configuração ficaram em um estado estranho, então eu excluí a pasta /etc/apache2, removi o Apache (através do dpkg) e o reinstalei. Mas o resultado não foi como esperado, a pasta /etc/apache2 não foi recriada na instalação.

Como interpretar e utilizar gráficos

A quantidade de uma única postagem nos últimos 5 anos de blog mostra o quanto estive focado em outras coisas e sem tempo para escrever aqui. Porém, no meio de uma pandemia e com a finalização do meu doutorado, acabei ficando com mais tempo e colocando como meta a volta das publicações aqui no blog.
Nunca antes na história desse país a população, de uma maneira geral, se preocupou tanto com gráficos, curvas, média e outras questões básicas da estatística. Assim, em tempos de coronavírus, essa postagem tem o objetivo de auxiliar que mais e mais pessoas consigam interpretar gráficos, fazer comparações e, inclusive, saber o melhor tipo de gráfico para usar em determinados casos.