Ticker

6/recent/ticker-posts

Relacionamento entre MDA, MDD e MDE

Existe uma certa confusão sobre o relacionamento entre MDA (model-driven architecture), MDD (model-driven development) e MDE (model-driven engineering).

Eu estava lendo este blog e encontrei um bom resumo que ilustra claramente o que fica complicado de entender, na maioria das vezes, quando se busca informações sobre MD*.



Simplificando toda teoria, MDD é um paradigma de desenvolvimento que utiliza modelos como o artefato primário de todo processo de desenvolvimento. Geralmente, em MDD, a implementação é gerada (semi)automaticamente a partir dos modelos.

MDA é a visão particular do OMG sobre MDD e se refere ao uso dos padrões do OMG. Então, MDA pode ser visto como um subconjunto de MDD.

Por outro lado, MDE seria um conjunto acima de MDD porque, como o próprio E no MDE sugere, o MDE vai além das atividades puras de desenvolvimento e engloba outras tarefas de um processo de engenharia de software completo baseado em modelos.

Esta é apenas minha visão compartilhada por outros seres de TI, como na dissertação de mestrado do David Ameller. Sinta-se livre para discordar.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code