Ticker

6/recent/ticker-posts

O Joomla e o IFAL

Alguns meses atrás, quando eu ainda estava no CORE (Centro de Operações de Rede, notícia nova e velha ao mesmo tempo), me ofereceram a oportunidade de desenvolver o portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, o antigo CEFET-AL (Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas), simplesmente chamado agora de IF-AL.

Confesso que nunca tinha tido a oportunidade de desenvolver um site em que fosse necessário o uso de um CMS, o velho e bom HTML + CSS e um pouco de PHP/JavaScript sempre resolveram meus problemas.

Bom, o que aconteceu foi que o antigo CEFET-AL já contava com um portal em uso, onde foi necessário fazer toda a importação de conteúdo, claro, elaboração de novo template, gestão de usuários novos e dos que já estavam utilizando o portal antigo, e nesse ponto é que foi tomada a decisão de utlizar o próprio Joomla, migrando apenas para uma nova versão (1.5) já que o antigo portal do CEFET-AL utilizava o Joomla 1.0.

O que tenho a comentar (e por enquanto não ensinar) é que no Joomla o desenvolvimento de templates e quantidade de extensões que resolvem nossos problemas é algo que favorece muito a produtividade no desenvolvimento de portais com conteúdo dinâmico, na minha opinião é um CMS que peca apenas na gestão de grupos de usuários, controle de acesso e gestão por exemplo de um workflow para administradores do portal.

Apesar de não conhecer a fundo outros CMS, hoje concordo com a idéia de que não existe o melhor CMS, mas sim aquele que se adapta melhor aos problemas que o seu produto deseja solucionar. Outro fator importante é a questão da facilidade de aprendizado do Joomla, tanto é que apesar de anteriormente eu não ter familiaridade com nenhum CMS, o uso do Joomla facilitou minha compreensão e também a implementação do novo portal sem maiores dificuldades na questão de treinamento para os funcionários do Instituto.


Apesar de não ter nada preparado ainda, fico devendo um mini tutorial de Joomla aqui mesmo no blog, e também fico na expectativa do Joomla 1.6 (ou +1.5x), já que correm boatos de que será a versão mais completa já lançada, inclusive tendo uma preocupação maior com a gestão de usuários por parte dos administradores.

Abraços!

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code