Ticker

6/recent/ticker-posts

SDN: O Ano de Jogar o Jogo.

Uma medida do progresso da indústria de redes definidas por software é o momento da Open Networking Foundation (ONF), o grupo líder de usuários que está definindo os padrões em SDN e ganhando a causa.

O chairman do comitê de mercado e educação da ONF, Marc Cohn, tem dito que a ONF agora está próxima de 110 membros, fornecedores lançaram mais de 60 produtos que suportam o protocolo OpenFlow da ONF, e algumas 30 milhões de portas habilitadas com OpenFlow foram entregues.

De fato um progresso.

Mas não podemos confundir isso com atividades em produção, ou no mainstream. Joe Skorupa, analista da Gartner, disse: "se SDN fosse um jogo de baseball, nós ainda estaríamos cantando o hino".

Depois de tudo, os padrões ainda estão evoluindo e a direção estratégica dos principais fornecedores da rede ainda está entrando em foco. É importante ressaltar que os padrões estão sendo estabelecidos, mas não é por isso que a inovação não está ocorrendo continuamente.

Um dos lançamentos mais aguardados pela comunidade em 2013, o controlador OpenDaylight foi lançado e rapidamente um hackaton em SDN foi organizado utilizando o próprio OpenDaylight como plataforma base. As aplicações desenvolvidas, ao analisar de maneira particular, empolgam e de fato mostram as inúmeras possibilidades que a combinação de um controlador SDN com alguma aplicação REST traz.

Chegou a hora de desenvolver e implantar tudo que vem sendo construído desde 2008 no mundo SDN e OpenFlow.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code