Pular para o conteúdo principal

SDN: O Ano de Jogar o Jogo.

Uma medida do progresso da indústria de redes definidas por software é o momento da Open Networking Foundation (ONF), o grupo líder de usuários que está definindo os padrões em SDN e ganhando a causa.

O chairman do comitê de mercado e educação da ONF, Marc Cohn, tem dito que a ONF agora está próxima de 110 membros, fornecedores lançaram mais de 60 produtos que suportam o protocolo OpenFlow da ONF, e algumas 30 milhões de portas habilitadas com OpenFlow foram entregues.

De fato um progresso.

Mas não podemos confundir isso com atividades em produção, ou no mainstream. Joe Skorupa, analista da Gartner, disse: "se SDN fosse um jogo de baseball, nós ainda estaríamos cantando o hino".

Depois de tudo, os padrões ainda estão evoluindo e a direção estratégica dos principais fornecedores da rede ainda está entrando em foco. É importante ressaltar que os padrões estão sendo estabelecidos, mas não é por isso que a inovação não está ocorrendo continuamente.

Um dos lançamentos mais aguardados pela comunidade em 2013, o controlador OpenDaylight foi lançado e rapidamente um hackaton em SDN foi organizado utilizando o próprio OpenDaylight como plataforma base. As aplicações desenvolvidas, ao analisar de maneira particular, empolgam e de fato mostram as inúmeras possibilidades que a combinação de um controlador SDN com alguma aplicação REST traz.

Chegou a hora de desenvolver e implantar tudo que vem sendo construído desde 2008 no mundo SDN e OpenFlow.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Utilizando o padrão de referências da ABNT no Word

Uma importante funcionalidade do Microsoft Word é o seu Gerenciador de Fontes Bibliográficas. Para aqueles que estão escrevendo algum trabalho acadêmico ou científico, é possível cadastrar todas as referências do trabalho e no final gerar a listagem já enumerada dos documentos que foram consultados na pesquisa. Essa postagem traz os arquivos necessários e as instruções para facilitar essa etapa da elaboração.

Como elaborar um TCC em Sistemas de Informação

Alguns meses atrás estive na tão conhecida saga de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC, e somente comprovei aquilo que eu via em forma de desabafo nas redes sociais e que tantos outros colegas de faculdade me falavam. Uma das definições mais aceitas por mim sobre o que é um TCC é a citada pela minha orientadora: "é uma gestação". E realmente, apesar de ter feito o meu em cerca de 1 mês (não recomendo isso para ninguém, mas era minha única saída para não ficar desempregado e sem a possibilidade de cursar meu mestrado, mas essa é outra história), um TCC bem feito deve ter seu cronograma definido para 6 meses, no mínimo, e isso deveria ser uma recomendação do Ministério da Saúde para que os graduandos não percam sua saúde mental.

Mininet: Uma Rede Virtual Instantânea no Seu PC

Baseado no texto de introdução presente no site oficial do Mininet (www.mininet.org) apresento esta ferramenta que possibilita a desenvolvedores e pesquisadores a criação de uma rede virtual realista, executando um kernel real, switch e código de aplicação, em uma única máquina (VM, cloud ou nativa), em segundos, com comandos simples.

A rede virtual criada pelo Mininet é escalável, uma rede definida por software em um único PC utilizando processos do Linux. Isso possibilita um meio inteligente de realizar testes e simulações de uma rede antes de implementá-la em meio físico, caso esse seja o objetivo.