Ticker

6/recent/ticker-posts

Cursos e mais cursos, será que vale a pena?

Sou suspeito para falar, sempre fui auto-didata (mesmo agora na faculdade), e não faz muito tempo estava pelos corredores do IF-AL (não tá sabendo? clique aqui) e vi um cartaz do Senac (ótima escola profissionalizante por sinal):

"Curso CMS Joomla: R$ 250."


Quase não acreditei no valor (espero que estejam achando caro assim como eu), só para servir de exemplo eu comecei a utilizar o Joomla no desenvolvimento do novo portal do IF-AL (não tá sabendo? clique aqui) faz mais ou menos um mês, e posso dizer sem sombra de dúvidas: você não precisa de um curso para aprender, não vou defender um CMS ou outro, cada um tem suas vantagens e desvantagens, e eu mesmo nunca precisei de um para desenvolver sites para meus clientes, pelo menos até pouco tempo atrás, mas com uma noção mínima de HTML e CSS e procurando entender PHP, o resto para aprender o CMS em questão é, como se diz por aqui: "sair mexendo".

Não quero dizer que não valha a pena fazer um curso desse tipo, até porque não tenho informações quanto ao conteúdo a ser mostrado aos alunos, mas com o pouco de experiência que tenho posso dizer que: caso o "webdeveloper" só faça uso de CMSs e depois crie a tendência de sempre ficar procurando um template bonitinho para colocar no site do cliente, resultará numa coisa meio que óbvia: coitado do cliente.

É só ter em mente que, mesmo que se faça uso de um template daqueles do tipo "mais baixado", sempre, SEMPRE o cliente vai querer modificar alguma coisa, e então o bom e velho CSS+HTML entra em ação.

"Ter ferramentas para acelerar a produtividade é importante, mas isso não significa que você não precisa saber sobre determinadas coisas só porque já estão prontas" - James Gosling, criador da linguagem JAVA sobre as facilidades da mesma.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code